domingo, 22 de julho de 2012

Tudo atualizado!!!

Finalmente, não estarei mais atrasada com os posts depois deste! Espero que eu consiga manter assim.

Bom, esse começa com algumas novidades, que ainda nao tinha comentado...
Algumas pessoas já sabem, outras ainda não. O Xande termina o mestrado dele antes do previsto e em dezembro estaremos de volta ao Brasil! Esse foi um dos motivos de parar de trabalhar e focar nos estudos. E foi bem estranho quando conversamos sobre isso! Uma conhecida escreveu no facebook dela esses dias:

O que fazer com essa vontade de ficar aqui para sempre? E o que fazer com essa saudades que me faz querer ir embora hoje mesmo?

Ela escreveu exatamente o que eu estava pensando. Pq a gente quer voltar pelos queridos, amigos, família. Mas dá muuuuita vontade de ficar aqui tb... Mas estou feliz em voltar. Em ter a possibilidade de mudar tudo de novo, de recomeçar. Dá medo, mas pensando bem, fiquei com medo tb antes de vir, de nao me adaptar, de nao querer ficar. A gente se ajusta. Como disse Guimarães Rosa: "O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois inquieta.
O que ela quer da gente é coragem." E não é?

Então, enquanto o dia da volta não chega, aproveito Montréal!!

E a outra notícia é minha mamis vindo!!! Em setembro, quando fazemos um ano em Montréal, ela e Bimba chegam! Fico muito feliz por poder mostrar a cidade pra eles... sem contar que vão chegar numa estação linda, outono, com todas as suas cores!!! Amo muito tudo isso!!

E vamos as atualizações, tá bom de novidade! =]

Sexta feira, foi o último dia de aula, vamos ter uma pausa de duas semanas para aproveitar o verão. Decidimos fazer um pic nic no parc perto da escola, o La Fontaine. Nossa professora é ótima (finalmente!!) e o grupo tb é muito bom!!! Cada um levou algo típico e tivemos um cardápio bem variado!!

A turma toda!!!

E ontem (Uhu!) eu, Thalita, Jonathan, Marcela, e mais 3 pessoas fomos à um restaurante brasileiro que acabou de abrir aqui em Montréal. Nossa... comi bastante! Feijão, arroz, saladinha, e carne, muita carne!!! Rodízio delicioso! E caipirinha!!! E pudim de leite condensado! Matei saudade de muita coisa...

Ô picanha boa!!!

Caipirinha e Sangria... hum!!!

Depois fomos passear um pouco, pra fazer a digestao! Aqui, em frente ao Palais de Justice com as armas da bandeira de Montréal.

Vieux Port

A "praia" de areia... Uma turma boa paga pra ir aí e ficar na areia! Ninguém entra no rio aí não!

E o domingão hj foi em casa, atualizandoo blog, estudando um pouco e dormindo mais que as outras duas coisas... tava precisando mesmo de uma pausa pra tudo!
Entao, até a próxima!!!



Cirque du Soleil e Week-ends du monde!

No dia 7 de julho, fomos ao Cique du Soleil ver o espetáculo Michael Jackson The Immortal World Tour. Uma combinação show: Cirque e Michael! Amo muito!!! E o show é emocionante! Contagiante! Muita música, dança, tudo impecável! O ingresso, comprado no ano passado, valeu muito a pena...

http://www.cirquedusoleil.com/en/shows/michael-jackson-tour/videos-extras/videos.aspx

E no dia seguinte, o Xande viajou para o Brasil, para participar de um congresso. E volta só dia 30 e enquanto isso eu aproveito Montréal no verão!!!

E coincidiu tb de ser meu último fim de semana trabalhando. Agora sou uma desempregada em Montréal, pra poder me dedicar mais aos estudos de francês e inglês. O trabalho me tomava muuuuito tempo... E acabava nao conseguindo estudar fora da aula. Entao, foi melhor assim.

E sem trabalho, com tempo pra estudar, tenho tempo tb pra encontrar as pessoas! Nos dias 7, 8, 14 e 15 de julho, aconteceu um evento - Week-ends du monde - no parc Jean Drapeau. a idéia é a volta ao mundo em dois fins de semana! E é muito legal pq Montréal tem uma infinidade de culturas, o mundo inteiro está aqui! E o melhor de tudo, de graça! Teve comidas, danças e músicas de 60 países diferentes! Fui nos dias 14 e 15 e vi um pouco da cultura árabe, filandesa, dança latina... tudo muito bem organizado. E claro, muita coisa do Brasil!

Ai que saudade de dança do ventre!!! E as pequenininhas olhando...

Dança finlandesa - só meninos!

 E alguns colegas do curso de francês tb foram! Fomos fazer um pequenique!

E a barraca de comida brasileira... Caipirinha - 8 dólares!!! Alguém imagina isso aí?

E tava quente!!! E o povo se esbaldando!

E um morador do parque resolveu dar uma voltinha! Ganhou muitos biscoitos e eu dei morangos (mais saudável, né?)

Aqui já foi no dia 15, com apreesentações do México e Colômbia tb. Mas eu cheguei às 6 horas, só vi as apresentações brasileiras! Muita gente!!!

 E de tanto samba, axé, forró, frevo, tudo e mais um pouco, olha só o pé da turma na hora de ir embora!!!

 Turma animada!!!

E nesse dia aí, fazia uma semana que mon amour tava longe... Eita que coisa esquisita saber que está tão longe e que ainda falta muito pra voltar!!!

Saudades!!!

La Ronde e Churrasco

E dia primeiro de julho, Dia do Canadá, teve festa, desfile, mas não foi como a Fête Nationale du Quebéc. Nem tanta divulgação teve. Uma coisa que vi depois, e que achei que deve ter sido legal, foi a cerimônia para as pessoas que receberam a cidadania canadense. Eu só vi isso no jornal no dia seguinte. Pq é uma luta conseguir essa cidadania viu... e deve ser bem emocionante!
Mas nós fomos aproveitar o LaRonde, o parque daqui de Montréal. Muito lindo!!! Adorei os brinquedos! E demos sorte pq não tinha tanta gente. Dia primeiro é o dia nacional da mudança aqui. Quase todos os contratos de aluguel acabam nesse dia. Então, alguns estavam mudando, outros vendo o desfile. E nós fomos nos divertir. Mas mesmo assim pegamos algumas filas com espera de meia hora. Mas foi muito bom!!!

Roda gigante!!!

Vista lá do alto.




Esse brinquedo é o ó! Vai muito alto e muito rápido! Só não consegui virar a foto... (#analfabetadigital)

E o Surendra foi com a gente!

E mesmo odiando brinquedos de rodar, o Xande foi comigo nesse daí! tadinho, ficou muito tonto depois... Mas eu adorei!!!

E às 9 da noite, hora de ir embora... Aproveitamos bastante!!!

Teve tb, mas não lembro mais que dia foi, um churrasco à la quebécoise!
 Parte da turma, que ficou até o final!
 E o Xande no seu momento criativo fazendo churrasco à maneira quebécoise de viver! =]


Bons momentos aqui nessa lugar que nunca imaginei que seria quente um dia...!!

Bjus!!!

Junho!!!

E chegou o mês de junho e com ele o verão. Montréal é outra! O calor já tinha começado antes, março teve muitos dias quentes, mas junho... nao tinha mais nem sinal de blusa! E que calor faz aqui! E pra realmente festejar o verão e o sol que se poe às 9 horas da noite, tem muita festa!
A primeira que participamos foi "Les Francofolies de Montréal". Do dia 7 ao 16 de junho, vários shows em francês! E tem de tudo e fica lotado. E a organizaçao dos espaços? Tem um lugar pra passar, mais tranquilamente, pra não ficar aquela embolaçao no meio da multidão. Mas fomos só no dia 16 e a foto ficou muito ruim...

No dia 23 de junho, enquanto quase todos os brasileiros que eu conheço foram para a festa junina que o pessoal organiza todo ano aqui, eu e Xande fomos para um outro parque lindo daqui, o Jarry. E passamos o nosso fim de dia assim...


E isso é uma coisa que todo mundo faz aqui: aproveitar o sol, aproveitar o tempo. O parque estava lotado! 

Já no dia 24, domingão, o Xande foi pra Universidade e eu fui aproveitar! Era o dia se St Jean Baptiste, mas a comemoração mesmo é pela Fête Nationale du Quebéc à Montréal. E é tão engraçado isso, porque o Quebéc é como um estado aí no Brasil... Tem Canadian Day, mas o importante é o Québec e sua cultura. E ninguém diga o contrário! Eles prefeririam se separar do resto do Canada e se tornar um pais independente, mas isso é bem complicado. E fomos eu , Thalita e Marcela, acompanhar o desfile:


E teve Brasil tb!!! "O samba é minha vida"

E tem de tudo...

 E aqui, os gigantes que fizeram parte do desfile. São personalidades importantes na história do Québec.

 E aqui, já com os maridos, aproveitando a festa no parc Maisonneuve!


E no dia 28, passeio de final de ano do Centre Lartigue. Fizemos um passeio de barco com a turma. Não achei nada de mais, o que valeu mesmo foi a companhia da turma. Eu gosto de prestar atenção nas coisas que os guias contam, mas esse aí tava de matar... Ele nao estava nem um pouco empolgado e acho que era pq ninguém dava mesmo atenção. O carinha lá, no fundinho da foto, fantasiado, andando de um lado pro outro e ninguém nem aí pra ele...

 Rio St-Laurent

 E no finalzinho do passeio, foto da turma!

E do dia 28 de junho ao dia 7 de julho, teve tb o Festival Internacional de Jazz. Fomos em alguns dias, e é muito bom!


E essa turminha aí, eu não resisti! Todo mundo assistindo uma apresentação de alguns músicos e se deliciando com a Mangue en fleur! quando a mãe deixava o bebê sem a manga por perto ele já reclamava!

Bom, isso foi junho, pessoal!
Ainda tem mais coisas. Aos poucos fica tudo atualizado! Bjus!!!

Mais passeios em Maio

Atualizando mais um pouquinho....
No dia 20 de maio (Nossa... como tem tempo isso!), fomos ao Parc Jeanne Mance, um dos grandes parques daqui de Montréal. Chegamos umas 6 horas da tarde e estava lotado. E tinha de tudo! Esse grupo aí tava numa batucada só (uma zona, mas o povo tava divertindo!)

 Um pouco mais afastado, tinha a turma da música eletrônica (e o Xande foi dançar um pouquinho)
E tinha gente de todo jeito, e todo mundo convivendo bem. Cada um na sua e isso é umas das coisas que mas gosto em Montréal. E tive que tirar foto:

É mais um dos parques lindos de Montréal!

E o final de noite foi comendo um peixinho, que estava bem bom, na companhia do Mário e Murilo, que começaram a estudar no mesmo projeto que o Xande e tinham chegado a pouco tempo em Montréal. E esse restaurante, que esqueci o nome, serve a comida como num restaurante inglês - no jornal! Aqui nao é bem assim, o papel que forra o prato é imitação de  jornal, que na verdade é como daqueles grandões da bandeija do McDonalds, sabe? Mas é cultural, e eu gosto dessas coisas. =]

E no dia 26 teve casamento! David estuda com o Xande no projeto, e esta aí é uma parte da turma. E além de casamento ser sempre lindo, ainda aprendi mais uma: quando as pessoas começam a bater na taça com um talher, o casal tem que se beijar. Adorei isso e sempre tinha alguém que começava. Eles não tiveram sossego! Achei que era um jeito fofo ao invés de ficar gritando "Beija, beija"... =]


E na hora de voltar pra casa, manifestaçao na Mont Royal. Já comentei sobre a greve dos estudantes, que não queriam o aumento das taxas estudantis, e que ficaram vários dias fazendo panelaço na rua. E sempre começava às 8 da noite. Esse cartaz aí dizia: Se vocês nos impedem de sonhar, nós impediremos vocês de dormir. E era panelaço pra cidade inteira, várias passeatas... Agora diminuiu, já nem sei mais o que ficou decidido. Mas foram mais de 100 passeatas noturnas! O povo firme e forte pra conseguir o que quer...

No dia 27 de maio, eu trabalhei e o Xande foi aproveitar La Journée des musées montréalais  - Dia dos museus montrealenses (não sei escrever montréalais em portugues! Deve ser desse jeito aí...) Nesse dia, 29 museus de Montreál ficam abertos de 9 às 18 horas, e eles ainda disponibilizam no site 5 roteiros com ônibus que vão de um museu ao outro, pra aproveitar bem o dia. E eu perdi isso... O Xande foi e ele não é muito chegado em museu... Mas gostou bastante do museu da McGill. Eu ainda quero ir à alguns... Vou esperar minhas visitas, pra ir junto!!!

Daqui a pouco tem mais atualizaçoes!!!
Bjks!!