segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Trabalho em Montréal

Vamos atualizar essa parte primeiro!
Quando cheguei em Montréal, uma das primairas coisas que fiz foi pedir a Permissão de Trabalho, um documento do governo que eu preciso pra trabalhar legalmente aqui.
Enquanto esperava, procurei alguns lugares para fazer bénévolat (trabalho voluntário)aqui. Mas como eu não tinha um número de seguro social, eu nunca podia fazer...

Logo nas primeiras semanas aqui, encontrei um bazar aqui pertinho de casa que abre todos os sábados. Fui lá com o Xande e conversamos bastante com uma freira, Martha Helena, que é um doce! Conversa vai, conversa vem, o Xande perguntou se elas aceitavam voluntários lá. E depois disso, aos sábados, eu ia pra lá e ficava o dia inteiro ajudando a organizar as coisas de lá. E além de tudo praticava o francês...

Depois, num passeio de fim de semana aqui por perto, encontrei uma placa em frente à uma igreja com um número de telefone e algumas atividades que eram feitas durante a semana. Anotei e liguei na segunda feira seguinte. Deixei recado, pq o diretor não estava lá. Como não recebi nenhuma resposta, liguei de novo na sexta e o diretor me disse pra mandar um mail explicando a minha experiência e o que eu queria fazer lá. Mandei na mesma hora e na segunda cedo ele me ligou. Perguntou quando eu poderia começar. E fui pra lá no mesmo dia! Comecei no dia 31 de outubro e achei incrível o trabalho deles! Eles têm atividades para crianças, principalmente em dias sem aula (eles atendem 4 escolas do bairro) e tem atividades para o pessoal da melhor idade, jogos (Wii, bingo e outros), cursos de informática, tricot, crochet, além de ter nas quintas feiras um almoço pra eles. É uma turma bem boa, eu adoro! Conversei muito com eles nos primeiros dias lá. Estavam organizando um bazar e muitos deles ajudaram. Para as crianças, tem muita coisa! Aulas de culinária, esportes, dança, yoga, passeios. Tem muitos projetos, principalmente para doação de roupas no inverno. É impressionante a ajuda que eles dão. Recentemente, eles selecionaram 50 famílias para a entrega de Panier de Noël, que são como cestas com alimentos. E o diretor do centro e a mulher dele me dariam uma. Eu imaginava uma caixa como as que eu recebia da prefeitura de Nova Lima no Natal. No dia 17 de dezembro, quando cheguei aqui em casa, tinha tanta coisa que eu não sabia onde colocar! E como imagens valem mais que mil palavras...


O congelador lotado de coisa! Ó nosso peru de Natal ali!



Mais coisas aqui! E esse jogo de pratos, canecas e tudo mais? É lindão!!!


E aqui mais coisas que não tinha conseguido guardar ainda!


Impressionante né? Sem palavras!!! Agradeço muito a ajuda deles, até pq não foi só com isso que eles ajudaram a gente... Dicas pra muita coisa, fomos a um show com ingressos que eles deram, e meu armário aumentou significativamente por causa deles! =]


Mas infelizmente -ou felizmente- as coisas mudam de rumo. No dia 30 de novembro, uma brasileira me ligou, estava precisando de alguém pra ficar com o bebê dela que estava doentinho e ela não queria que ele fosse pra garderie (escolinha). Isso era uma quarta feira à noite. E ela já estava faltando ao serviço desde o início da semana pra ficar com o bebê. Como ela mora em Laval, eu teria que acordar super cedo no outro dia pra chegar lá antes dela sair pro trabalho. Tudo acertado, acordo às 5 horas da manhã no dia seguinte e enquanto me arrumava, o Tiago, marido dela, me liga, avisando que eu não precisava ir pq eles estavam no hospital com o bebê desde meia noite. Acabou que mais tarde a Natália (a mãe) me ligou e me pediu pra ir ficar com ela no hospital, que ela não tinha como ir ao banheiro... E a partir desse dia, conheci uma família incrível! A Natália me disse que foi Deus que me encaminhou pra ela, mas acho que é o contrário! =] Eles são super doces, o bebê é lindo e super tranquilo! A idéia inicial era só para os primeiros dias, o Nathan se recuperaria e voltaria pra garderie. Mas a Natália achou melhor ficar com ele mais tempo. Ela preferia que eu ficasse lá até ele completar 2 anos. Mas por mais que eu adore estar lá e cuidar do Nathan, eu não estava praticando o francês...


Aí, no dia 6 de dezembro recebi, finalmente, meu Permis de Travail!!!E trabalhar legalizada, com tudo bonitinho, é mais tranquilo, né? Então... mesmo querendo que eu ficasse lá, continuando a cuidar do Nathan, a Natália me ajudou com um trabalho! Ela me indicou pra trabalhar na garderie onde o Nathan estuda, vou começar no dia 3 de janeiro como Aide-éducatrice (ajudante da professora)! É um começo, e além de praticar francês, vou pegando experiência aqui! =]


Outra coisa impressionante que descobri por causa da Natália, é o Carrefour Jeunesse Emploi. A Natália trabalha em um organismo desses, que é do governo e ajuda as pessoas com muitas coisas! Se chega uma família em Montréal, ainda não conseguiu trabalho e não tem como comprar alimentos, por exemplo, eles indicam organismos que doam comida. Orientam sobre os bazares. Eles podem ajudar em diversas coisas! Uma, em especial, que achei importante, é sobre emprego. Nesse organismo, eles têm contatos com diversas agências e empresas e ajudam as pessoas a fazer o currículo, portfólio, carta de apresentação, ajudam com simulações para a entrevista de emprego, impressão de CVs, orientação para tudo! Achei bem legal, e achei isso bem útil! Sem contar que é tudo de graça... =] Tem um bem pertinho daqui de casa, e tem pra todo lado em Montréal tb! Achei excelente!


Bjus à tod@s!!!

4 comentários:

Telma Maciel disse...

sua vida ficou BEM movimentada aí, hein, irmã? Mas é bom saber q está se movimentando, assim o tempo passa mais rápido! rs

Sheila disse...

Pelo contrário! Exatamente por fazer tanta coisa parece que eu estou aqui há um tempão! Muito mais que 3 meses...

Grazie disse...

nossa que bacana prima, fico muito feliz que venha endo esta oportnidade na sua vida!! Nao demora muito vou ai te fzer uma visita em!! beijo grande

Sheila disse...

Vem vem vem vem!!!!! Não demora muito mesmo não! Tanto tempo que eu não te vejo... Saudade de vc, prima!!!

Postar um comentário