sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A longa história do visto

O primeiro post é longo... afinal de contas, tem que contar a novela toda! =] O bom é que tem final feliz: estamos aqui!!! Depois de tanta espera, tanta torcida, tanto trabalho, tanto gasto... está valendo muito a pena!
Tudo começou com o convite pro Xande fazer mestrado em uma Universidade aqui em Montréal. Depois de fazer os testes e enviar documentos pra Universidade, fomos correr atrás do visto.

16 de maio - Fui a uma empresa de despachante em Belo Horizonte. O Consulado Canadense no Brasil dá a opção de agendar uma entrevista em São Paulo ou fazer tudo com a intermediação de um despachante. Levei os documentos nesse dia e a atendente me disse que faltava o CAQ (Certificado de Aceitação do Quebec). Não tinha a mínima idéia do que era isso, voltei em casa , mandei um mail pra Universidade, e a resposta foi que não precisávamos, que isso era pra quem ia trabalhar lá. Voltei ao despachante, dei o recado de que não precisávamos e ok. No dia 18 de maio chegou tudo no consulado. De tempos em tempos eu ligava pro despachante pra saber alguma notícia. Nada. Tinha que esperar uma notificação do consulado.

13 de junho - Conversando com um veterano da Universidade, o Rodrigo (nessa Universidade, alunos antigos recebem o e-mail de algum novato, pra ajudar de alguma forma), disse que precisávamos sim do CAQ! Todas as pessoas que vão estudar em alguma região da província de Quebec precisam dele. Entramos no site do Ministério de Imigração, pagamos a taxa e separei os documentos, que deveriam ser enviados para o Ministério, em Montréal. No dia seguinte enviamos pelo sedex mundi, pra chegar em 7 dias lá. Não chegou. Descobrimos que o correio no Canadá estava em greve. Espera...

5 de julho – De acordo com o rastreamento, os documentos estavam entregues. Mas no site do Ministério de Imigração não tinha nenhuma mudança: aguardando documentos. Liguei pra lá, o Xande ligou, conversamos, mas a única informação que davam era de que teríamos que esperar. Como não tinha outra alternativa, pedi meu passaporte no Consulado Canadense para fazer a entrevista no Consulado Americano. Nossa passagem, comprada para o dia 22 de agosto, teria uma escala em Washington.

25 de julho – Entrevista no Consulado Americano e não consegui o visto. Chorei muito... e todas as desculpas que o agente consular pediu não iam adiantar... E foi o Xande comprar outra passagem pra mim... ele reservou a passagem por milhas, por isso não dava pra trocar.

26 de julho - Volta pra BH. No aeroporto, o Xande me manda msg avisando que recebeu um email da imigração informando que estavam analisando os docs dele! Pelo menos uma notícia boa.

27 de julho - Louca de novo: o Xande me liga, dizendo que recebeu outro email da imigração avisando que estava faltando documento: uma foto! Não tinha lógica! Eu conferi muito, não ia esquecer. Não ia correr esse risco. Tentei ligar pro ministério de novo, pedir pra olhar no envelope, no chão, sei lá. Eu tinha certeza que coloquei. Mas quem atendeu falou pra enviar de novo... E isso o Xande em Poços. E o tempo voando!

28 de julho - Fui pro correio cedo e enviei de novo pelo sedex mundi... mais 7 dias!!! Nesse meio tempo, a pessoa que estava com os nossos docs no ministério, Pauline, enviou um email. Foi o dia todo conversando com ela por email (em inglês, pra descobrir no final que ela era brasileira!) até que perguntei se podia pedir a alguém pra entregar a foto pra ela no ministério. Ela disse que sim. Aì entra a Michèle.

Michéle é um anjo me ajudando e dando força! Ela é a cunhada da pessoa que faz a unha de uma amiga (Marta) que trabalha comigo em Nova Lima (acompanhou? rs). Quando se apresentaram a Michèle disse ser de Montréal. Quando a Marta disse que eu iria morar 2 anos lá, ela se dispôs a ajudar no que fosse preciso, passou o mail dela e do marido. Então, desde fevereiro estou conversando com a Michèle por e-mail e ela me ajudando, dando dicas, mesmo sem me conhecer pessoalmente... é anjo ou não é?

Voltando à novela, pedi a Michèle pra entregar. Ela ligou, conversou com a Pauline. O Xande tirou a foto em Poços, pegou o arquivo e mandamos. Ela custou a encontrar um lugar que revelasse do tamanho que pediram. Quando achou, só entregariam no sábado. E era quinta...

1/8 - A Michèle entregou a foto na Imigração e me avisou. Mas perderam a foto! De novo! A Pauline não recebeu! Vai a Michèle revelar outra foto e entregar na mão dela... no final das contas, na quinta feira (4/8) o tal do CAQ estava liberado. Enviei uma autorização e a Michèle pegou o CAQ e me enviou pelo correio mais rápido de lá.

Esse foi um detalhe que faria muita diferença... No formulário do CAQ, um dos campos pra preencher é o de quem pode ter acesso ao nosso formulário, quem pode pedir informações. Esse acesso é em Montréal. Por exemplo, eu deveria ter colocado a Michèle ou alguém mais que já estavam ajudando a gente daqui de Montréal (que a essa altura do campeonato já tínhamos contato com o Serhiy e com o Rodrigo). Como não sabia, coloquei o despachante e minha mãe... Nunca ia imaginar que ia precisar tanto! Aí tive que enviar uma autorização pra Mi e rezar para aceitarem. Ainda bem que deu certo!

8/8 - Fomos ao despachante e ligamos no consulado. Ficamos mais doidos ainda. Eles não podiam olhar nossos docs sem o CAQ e ainda tinha um exame médico. Todo mundo que vai ficar lá mais de 6 meses tem que fazer... E corre pro médico! Situação: ele é o único médico em BH com autorização do consulado. Imagina a agenda. E ele demora 1 hora com cada paciente. E depois do exame ele preenche um formulário que é enviado pra Trinidad e Tobago! Explicamos pra secretária, que explicou pra ele e ele nos atendeu às 9 da noite. Ufa! Maaaaaaas... o tal do formulário que ele preenche, quem envia é o consulado - ou seja, depois do CAQ chegar...

9/8 - O CAQ chegou. Deixamos no despachante e enviamos uma cópia por e-mail para o consulado. E com o médico, só esperando mesmo...

10/8 - Uma agente do consulado liga pro Xande perguntando milhões de coisas sobre a faculdade dele, o que tem a ver com o mestrado que ele quer fazer na àrea de engenharia de minas, que ele tinha que comprovar que trabalha nessa área. Vai a gente loucamente separar docs de contrato de trabalho dele, de estágio, de artigo, de palestra... afe! Corremos cidade afora pra entregar no despachante a tempo de chegar no dia seguinte no consulado. Isso sem contar q ela perguntou pq eu tive 2 vistos negados dos EUA (eu queria muito saber...) Depois desse dia, não tinha mais nada pra fazer a não ser esperar. O Xande comprou outra passagem pro dia 2 de setembro. E em casa estava praticamente tudo guardado, a prima do Xande ficou com o aluguel da casa e já estava chegando o dia de ir pra lá, nossas malas quase prontas e nós dois sem trabalhar.

27/08 - Recebemos a notícia que o consulado havia liberado nosso formulário e que ele chegaria na segunda feira no despachante. Aí tínhamos que torcer pro médico enviar no mesmo dia...

28/8 - Fomos morar na casa da minha mãe. Foi muito bom, pra aproveitar bem a companhia dela e dos irmãos antes de vir.

30/8 - Entreguei o formulário no médico, mas ele só enviou no dia seguinte... Mais um dia de atraso!

2/9 - Enfim os exames chegaram em Trinidad e Tobago (Nisso, já havíamos trocado as passagens para o dia 11/9). Só restava esperar (de novo) a resposta do consulado. Eles iriam enviar a resposta (que até hj não sei o que é) para o Consulado por e-mail.

9/9, quando liguei para o despachante, ainda não havia resposta. Fomos a uma loja da TAM no dia seguinte pra trocar a passagem mais uma vez... Como a troca para o dia 13 não teria multa, arriscamos. Era só a segunda feira...

12/9 - Fui ao centro com minha irmã resolver algumas coisas. Às 4 horas da tarde liguei pro despachante. Quando a atendente me disse que o visto havia saído e que os passaportes estavam a caminho eu fiquei louca! Pulei, chorei, abracei minha irmã... liguei pra muuuuuuita gente!!! Não ia dar tempo de encontrar todo mundo pra despedir, nossa viagem estava marcada para o outro dia, menos de 24 horas! Hora de ir...

1 comentários:

Luiza Maciel disse...

Sheilinha!
Adorei a idéia do blog porque também sou a favor de uma caixa de e-mails limpinha, rs! (alguns maciel ainda não aderiram ao movimento "não polua a caixa de e-mail" hahaha) Gostei mais ainda porque assim podemos acompanhar o que você faz! Na verdade a maioria das pessoas que conheço e quando viajaram fizeram o blog, acabaram deixando ele de lado depois de um tempo. Não faça isso, hein!!! Deixe-nos atualizados :)
A história do visto parece ter sido muito louca, stressante e tudo o mais... mas valeu a pena não é! Fiquei muito feliz também. E agora você já é PHD em vistos hahahahaha
Aproveite muito, muito mesmo. Se surgir oportunidade de fazer alguma coisa, faça. Existem experiências que nunca nunca nunca você terá oportunidade de repetir da mesma forma. Então faça tudo que tiver oportunidade de fazer, mesmo que um dia esteja cansada ou desanimada. Me falaram isso e eu fiz o máximo de coisas que meu corpo permitiu, mas... ainda assim me arrependo de uma coisinha ou outra para qual eu disse não. Então, nunca é demais avisar!
Beijos!!! Amo você.

Postar um comentário